RENASEM RIO 30 ANOS


“Retornemos à fonte”. Este é o tema do Renasem Rio, que este ano completa 30 anos de existência no Estado do Rio de Janeiro. O retiro para seminaristas, vocacionados e ordenados é organizado pelo Ministério para Seminaristas da RCCRJ. Acontece nesta semana dos dias 10 a 14 de julho. Na noite de ontem, segunda-feira (10), foi celebrada a Missa de abertura na Catedral de Nossa Senhora da Glória, no município de Valença – RJ. A celebração Eucarística foi presidida por Dom Nelson Francelino.
No final da tarde de ontem (10), membros da RCC Diocese de Valença, acolheram centenas de jovens vocacionados e seminaristas que vieram das diversas localidades e seminários do Regional Leste 1. Antes de iniciar a Missa, André Luiz , coord. Estadual do Ministério para Seminaristas, saudou a todos os presentes e conduziu um momento de oração clamando pelo Espírito Santo.
Concelebraram com Dom Nelson diversos sacerdotes, dentre eles: Pe. Fabio de Melo (Itaguaí); Pe. Eduardo (Itaguaí); Pe. Egídio (comunidade Canção Nova – Rio); Pe. Sérgio Luiz (Niterói); Pe. Cesár Lino (Nova Iguaçu); Pe. Roberto Januário (Nova Iguaçu); Pe. Hércules (São Paulo); e Pe. Edilson Barros (vigário da Catedral de Valença). Marcaram presença também, Luzinete Monsores, presidente do Conselho Diocesano da RCC Diocese de Valença, Itamar Andrade, coord. Diocesano do Ministério para Seminaristas, e diversos servos do movimento.
 Em sua homilia, Dom Nelson animou os vocacionados e seminaristas a serem instrumentos nas mãos de Deus nestes tempos difíceis que o Estado do Rio de Janeiro tem enfrentado: “Que este seja um retiro de profundas interpelações a ponto de nos perguntar em qual direção Deus nos aponta, ou nos chama, para trabalharmos, ministrarmos, atuarmos, num Rio de Janeiro falido, não só economicamente, mas moralmente. A crise do nosso Rio de Janeiro que tem levado tantas pessoas ao desespero, tantos jovens a frustações quase que irreversíveis. Então, é neste cenário que nós vamos abrir o 30º Renasem Rio. E que seja um tempo de escuta, de se deixar interpelar profundamente pelo Senhor. Daquele que quer falar em nossa vocação, que quer redimensionar a nossa vocação. Ele espera de cada um vocês, jovens seminaristas, aquela mesma resposta do jovem Samuel: ‘Fala, Senhor, que teu servo escuta’”, partilhou o bispo.

“Que este Renasem 2017, ajude a cada um de vocês a construir uma comunidade de vida no interior dos seminários, no qual se treina para doar a vida com santidade e com disponibilidade. Tomando consciência que estamos numa viagem de esperança onde Deus é nossa origem e simultaneamente o nosso destino”.
“O percurso desta viagem formativa, caríssimos seminaristas, se articula com o percorrido pelos nossos santos entre alegria e provações, na vida cotidiana, na vida familiar, na vida do seminário ou durante as atividades do tempo livre. Como jovens são oferecidas muitas possibilidades para realização deste projeto vocacional. Queridos seminaristas, inspirados no carisma da Renovação Carismática, louvor e oração; nós somos chamados a buscar as forças para superarmos e retirarmos as pedras de nosso caminho e do caminho dos nossos irmãos”, orientou Dom Nelson.
Com essas palavras de motivação e pastoreio, o bispo encerrou a homilia rezando com os fiéis. No encerramento da Missa, o Sem. André recordou que o bispo participou do 1º Renasem Rio e em nome de todos homenageou-o, enfatizando o esforço e carinho que teve desde a preparação do retiro.
Após a Santa Missa, seguiram em procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora de Fátima pelas ruas até a Chácara Maria Clara Pentagna, local onde acontece o retiro.
Fonte: RRC RJ 
















Comentários

Postagens mais visitadas